Você está aqui: Página Inicial > DNIT realiza 2º Seminário de Desapropriação de Desapropriação e Reassentamento

Notícias

DNIT realiza 2º Seminário de Desapropriação de Desapropriação e Reassentamento

INSTITUCIONAL

Evento debate inovações e tecnologias para o setor
por publicado: 18/09/2019 11h58 última modificação: 18/09/2019 11h58

Começa hoje (18) em Brasília o 2º Seminário Nacional de Desapropriação e Reassentamento. O evento reúne especialistas do setor público, meio acadêmico e empresas da iniciativa privada que atuam com essa temática.

Durante os dias 18 e 19 de setembro, serão discutidos os aspectos da tecnologia e inovações, questões jurídicas, além de estudos de caso sobre desapropriação e reassentamento.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, general Santos Filho, deu as boas-vindas aos participantes e destacou que o serviço de reassentamento e desapropriação tem o mesmo nível de importância que a execução física da obra e os serviços de engenharia. “Temos uma série de instruções para a parte social, jurídica e técnica. Além disso os trabalhos que estão sendo realizados no momento como a questão da BR 381, em Minas Gerias, a ponte do Guaíba e em Barra Mansa serão bem relevantes para a melhor utilização desse seminário”, conclui o diretor.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Desapropriações, da Secretaria Executiva, do Ministério da Infraestrutura, Mateus Salomé, ressaltou a importância de se fazer uma obra de transportes realizando bons procedimentos de desapropriação e reassentamento, e o DNIT vem avançando nessa sistemática. No ministério, o trabalho nesses dois temas está sendo trabalhado em um comitê com todas as suas secretarias e com as entidades vinculadas.

Para Mateus “esse seminário é o maior evento sobre o tema que temos visto no país. Aqui serão tratadas as fronteiras do conhecimento e das ações que precisam ser realizadas no Brasil em relação a reassentamento e desapropriação”.

Planejamento – Entre os dias 16 e 17, servidores do DNIT de todo o Brasil, que trabalham diretamente com as ações e os serviços de desapropriação e reassentamento, estiveram reunidos em Brasília para debater sobre o planejamento estratégico da Coordenação-Geral de Desapropriação e Reassentamento, mapeamento dos processos dessas áreas, o programa Profaixa, além de estudos de caso.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT