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Contorno Ferroviário de Joinville/SC

por Abilio Soares publicado 17/06/2015 10h17, última modificação 01/02/2019 16h40
Contorno Ferroviário de Joinville/SC.

              A extensão total de obra de implantação do Contorno Ferroviário de Joinville é de 17,90 Km. O novo pátio ferroviário previsto ficará posicionado nas proximidades do cruzamento com a rodovia BR – 101/SC, que além de permitir as operações de carga e descarga de mercadorias, disporá de espaço para a possível instalação de operadoras logísticas.  

             Ao longo do contorno está previsto uma ponte sobre o Rio Piraí, três viadutos sendo, um sobre a BR-101, um sobre a SC – 301 e um sobre a Rua Santa Catarina.

             A obra está dividida em três sub-trechos, sendo o primeiro localizado em Guaramirim, o segundo em Joinville e o terceiro parte em Joinville parte em Araquari.       

Ferrovia: EF – 485

Trecho: São Francisco do Sul / Mafra.

 

Situação atual:

A obra do Contorno Ferroviário de Joinville teve sua ordem de início em novembro de 2007, para a execução de 17,9km de ferrovia, tendo sido executados até sua paralisação 29,09% do previsto no contrato original.

A obra foi paralisada em junho de 2011 devido aos problemas identificados no projeto de aterros sobre solos moles durante a sua execução na região da bacia do rio Piraí. Há também uma alteração de traçado na travessia do bairro Itinga, Variante de Araquari, que visa minimizar conflitos com desapropriações em áreas urbanizadas do município.

Foram contratadas sondagens adicionais nos trechos que apresentaram estes problemas. Os especialistas constataram que o projeto original é exequível, entretanto o tempo de estabilização das fundações dos aterros é da ordem de 10 anos, podendo estar sujeito a variações no tempo de execução se agravadas pela ocorrência de índices pluviométricos elevados.

Joinville.jpg

Foto: Contorno Ferroviário de Joinville/SC

Após uma análise mais aprofundada do projeto por especialistas apresentaram-se novas soluções geotécnicas para este empreendimento, compatíveis com o cronograma de execução proposto para a obra. Neste estudo, a fim de atender as normas do DNIT, foi sugerido em diferentes trechos as seguintes opções de fundação para os aterros:

  • Substituição total do solo mole;
  • Melhoramento com colunas de brita (ou método similar);
  • Consolidação Profunda Radial – CPR (ou método similar).

Devido a necessidade de atualizações e revisões no projeto original constatou-se que o acréscimo no valor original do contrato ultrapassaria os 25% permitidos em lei, sendo necessário realizar as rescisões contratuais e uma nova licitação para revisão do projeto original.

   

Obras no Contorno Ferroviário de Joinville

Foto: Obras no Contorno Ferroviário de Joinville.

1.      CONTORNO FERROVIÁRIO DE JOINVILLE - SC