Você está aqui: Página Inicial > Ferroviário > Prosefer

PROSEFER

por flaviocezar publicado 19/11/2009 16h05, última modificação 03/03/2020 14h45
Colaboradores: Flávio César Gomes Cezário;, Engº Marcelo Almeida Pinheiro Chagas.

Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas

A Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF), do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), visando a inclusão e priorização de empreendimentos em programas orçamentários do Governo Federal e inseridos na carteira de iniciativas estratégicas do DNIT, iniciou o processo de atualização do Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas (PROSEFER).

O Programa se propõe a apresentar subsídios à DIF/DNIT, para que sejam estudadas soluções no âmbito de suas administrações, de modo que eventuais problemas com a interface dos modais de transportes rodoviário e ferroviário, em áreas urbanas e passagens em nível, sejam equacionados, de forma a eliminar ou minimizar os conflitos resultantes dessa convivência.

O PROSEFER foi idealizado com o desígnio de realizar estudos e pesquisas, para definir intervenções em trechos ferroviários com interferências em áreas urbanas. Os estudos foram elaborados por município, com levantamento de informações para cada um dos cruzamentos, que necessitavam de intervenções, seguindo critérios definidos pelo estudo. A partir daí, foi sugerida uma ação adequada e possível para resolver o problema detectado.

Na atualização do PROSEFER, foi realizada a atividade de identificação dos empreendimentos prioritários com o intuito de definir os parâmetros a serem considerados na seleção destes e por fim compor a carteira de projetos da DIF.

Como resultado dessa atualização, foram propostas alterações de critérios e metodologias para determinar, dentre a relação dos empreendimentos com indicações de intervenção, qual a ordem de prioridade que a DIF deverá executá-los.