Você está aqui: Página Inicial > Notícias ALERTA DE SERVIÇOS > DNIT/SC faz manutenção da BR-101 Sul entre Içara a Passo de Torres

Notícias

DNIT/SC faz manutenção da BR-101 Sul entre Içara a Passo de Torres

por publicado: 09/08/2017 16h54 última modificação: 09/08/2017 16h54

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) faz nesta semana, trabalhos de conservação, melhorias e sinalização na BR-101 Sul catarinense, entre o km 380 ao km 465. Com os serviços, trabalhadores e equipamentos são alocados sobre as pistas duplicadas e vias laterais e ficam expostos ao tráfego de veículos, isolados pela sinalização provisória de obras. Para os motoristas é preciso redobrar os cuidados, principalmente reduzindo a velocidade de curso ao avistar as frentes de trabalhos.

Das pontes sobre o Rio dos Porcos (km 380, Içara) às pontes sobre o Rio Mampituba (km 465, Passo de Torres), a autarquia aloca trabalhos de roçadas na vegetação em canteiro central, bordos e taludes próximo ao km 449, em Santa Rosa do Sul. Os trabalhos rumam para o extremo-Sul. Há, também, serviços para retirada de eiras – sedimentos acumulados e vegetação nos bordos de pistas, sendo realizados no km 424, em Araranguá. Nesse ponto são feitos, em paralelo, trabalhos de manutenção no sistema de drenagem sobre as pistas.

Todos os trabalhos para conservação da plataforma, vias lindeiras e sistemas de escoamento pluvial são necessários para garantir condições de trafegabilidade segura aos usuários da BR-101 Sul catarinense. As roçadas, por exemplo, garantem a manutenção dos elementos de sinalização rodoviária (placas, painéis, defensas metálicas, etc.) e também para a melhor visualização e compreensão pelos motoristas. Já a coleta de lixo evita que materiais sólidos acabem dentro do sistema de escoamento, danificando bocas de lobo e as galerias debaixo das pistas.

Para os usuários da rodovia federal, o DNIT/SC pede que seja respeitado o local em melhorias, evitando a parada desnecessária com o veículo. Além disso, é preciso reduzir a velocidade e observar a sinalização vertical provisória instalada. Trabalhadores e equipamentos estão em constante circulação pelas frentes de melhorias, se expondo ao fluxo de longo curso ou tráfego local de veículos.

Para informações sobre a BR-101 Sul, obras remanescentes e as condições de trafegabilidade em trecho com obras, o DNIT, por meio da gestão ambiental da duplicação, disponibiliza os canais de atendimento pelo telefone 0800 6030 101 e os links úteis no site www.101sul.com.br.

09/08/2017

ASCOM/DNIT/SC