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DNIT/SC faz revitalização de faixas para pedestres na travessia urbana de Tubarão

por publicado: 26/01/2018 18h47 última modificação: 26/01/2018 18h47

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) disponibilizou nesta semana aos pedestres, a revitalização de oito locais para travessia de pedestres em vias laterais da BR-101 Sul, na travessia urbana de Tubarão. A autarquia reforçou a pintura das faixas sobre o pavimento entre as ruas Dep. Olice Pedra de Caldas e José Alberto Nunes, entre o km 334 ao km 336,5. Nesse segmento, quem anda a pé terá maior segurança ao cruzar a rodovia federal nas duas passarelas construídas e nos viadutos construídos – acesso ao Centro da cidade e acesso aos bairros Morrotes/São João.

A travessia urbana de Tubarão, principalmente nas vias laterais entre o km 332 ao km 337, registra a maior circulação de veículos e pedestres dentre os aglomerados populacionais em que a duplicação da BR-101 Sul atravessa.

O DNIT utilizou tinta termoplástica para definir as faixas para pedestres instaladas, a mesma usada para a sinalização horizontal. Esta tinta dispensa maiores cuidados na aplicação, com maior vantagem de custo/benefício, pois tem alto poder de fixação e maior durabilidade. A sinalização horizontal e vertical definitiva está instalada em todo lote, tanto nas pistas duplicadas, vias laterais e obras-de-arte especial.

A instalação do conjunto de obras para trânsito de pedestres, como passarelas, passagens inferiores, calçadas e faixas de pedestres, tem como objetivo garantir segurança dos transeuntes ao cruzar a BR-101 Sul, utilizando as vias lindeiras. Fora das obras estruturais, entre os 22 projetos socioambientais e um Estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvido paralelamente às obras de duplicação, consta o Programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Esse programa é implementado pelo DNIT e acompanhado pela Gestora Ambiental. O programa desenvolvido tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.

26/01/2018

ASCOM/DNIT/SC