Você está aqui: Página Inicial > Alertas DNIT > Faixa da direita da BR-101/SC, sentido Sul, será interrompida nesta semana

Notícias

Faixa da direita da BR-101/SC, sentido Sul, será interrompida nesta semana

Interrupção será para instalação de sistemas de pesagem em movimento
por publicado: 04/02/2019 14h58 última modificação: 04/02/2019 14h59

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina fará a instalação de sistemas de pesagem em movimento, incluindo sensores no pavimento e componentes de coleta de dados no canteiro, na faixa da direita da BR-101, sentido Sul, no Km 417+550, Km 418+500 e Km 418+650.

Os trabalhos serão realizados de terça-feira (05) a quinta-feira (07), no período diurno, podendo haver necessidade de prorrogação até sexta-feira (08), devido à complexidade da instalação.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) trabalham em cooperação no desenvolvimento de pesquisa para a instalação de projeto piloto de pesagem veicular em movimento, isto é, carga aferida sem a necessidade de pesagem estática. O sistema vem sendo instalado junto do Posto de Pesagem Veicular na BR-101 Sul, em Araranguá. 

O objetivo da pesquisa do novo sistema de pesagem em movimento é de operar na pesagem veicular em rodovias de forma independente e autônoma, sem interferência humana, sendo capaz de aferir veículos transportadores de carga e passageiros quanto à velocidade, peso bruto total (PBT), peso por eixo e quantidade de eixo. Em caso de haver excesso na pesagem aferida, o sistema prevê a autuação online a partir da placa do veículo, conferindo por fotografia gerada. 

Para aferir e, na necessidade, autuar os motoristas com cargas excedentes no peso, o novo sistema tem sensores instalados no pavimento, que atuam diretamente no veículo, mensurando os dados de quantidade de eixos, dando o PBT e o peso por eixo. Esses dispositivos operam junto de câmeras para registro de imagens e serão operados remotamente, diretamente da Superintendência do DNIT em Florianópolis, por meio de centro de controle operacional.