Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Seminário Inova DNIT: a inovação no setor público

Notícias

1º Seminário Inova DNIT: a inovação no setor público

Inteligência Artificial, Inovação Disruptiva, Blockchain e Open Innovation são alguns dos temas que serão abordados nas palestras
por publicado: 24/05/2018 17h03 última modificação: 24/05/2018 17h03

Com principal objetivo de promover e fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo no ecossistema de infraestrutura de transportes e gestão pública, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, por meio do seu Núcleo de Novos Negócios e Inovação – N3I, realizará nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, o 1º Seminário Inova DNIT.

O evento contará com a participação de palestrantes internacionalmente renomados como Vernon Harley, Líder Global de Desenvolvimento de Infraestrutura Pública da Accenture, Adriano Oliveira Amaral, da Oracle, que falará sobre Inteligência Artificial, além da presença de Joelson Veloso, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que ministrará palestra sobre a transformação digital no setor público. Além dessas, também serão realizadas palestras, workshops e minicursos sobre Inovação Disruptiva, Inovação em Gestão Pública, Analytics, Blockchain, Machine Learning, Open Innovation, Big Data, entre outros.

O Inova DNIT receberá entidades integrantes do ecossistema de infraestrutura e mobilidade do governo federal: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, ANTT, ANTAQ, VALEC, EPL, bem como parceiros privados: Accenture, Oracle, Dynatest, STE/Falconi, dentre outros. O evento também contará com a mobilização da Rede INOVAGOV, um conjunto de mais de 80 organizações e pessoas de diferentes setores da sociedade voltados para estimular e viabilizar a inovação no setor público do país.

As incrições para o Inova DNIT já podem ser realizadas através do link: https://www.sympla.com.br/1-seminario-inova-dnit__296603

 

Inovação e Empreendedorismo no DNIT

Criado em março de 2017, o Núcleo de Novos Negócios e Inovação do DNIT visa promover e fomentar a inovação dentro da Autarquia e prover suporte metodológico interno para a elaboração e execução de novos negócios, os quais podem ser definidos como projetos que: geram receitas; reduzem custos; apresentam potencial de parceria com o setor privado; têm caráter inovador; e agregam expertise externa em sua execução.

“A criação do Núcleo de Novos Negócios e Inovação partiu de uma necessidade de materializar as muitas ideias que tinham grande potencial para agregar inúmeros benefícios ao DNIT”, comenta o Diretor Executivo do DNIT, Halpher Luiggi.

Para isso, a estrutura possui três formas de atuação complementares. A primeira se refere ao fomento à inovação e empreendedorismo, a partir da criação de uma cultura de inovação, realização de eventos, oficinas e premiações e utilização de uma plataforma colaborativa para cocriação de ideias. A segunda forma de atuação é caracterizada pela transformação dos conceitos gerados em Novos Negócios, a partir da avaliação e priorização de insights e suporte à definição de escopo. Por fim, os Novos Negócios viabilizados e iniciados serão monitorados pelo Núcleo para assegurar a correta execução.

Dentre os principais benefícios esperados, está a realização de parcerias com entidades públicas e privadas, com o meio acadêmico e com centros de pesquisa para finalidades como o codesenvolvimento de projetos e compartilhamento de recursos. Espera-se também criar uma forte conexão da marca DNIT à Inovação por meio do acompanhamento das tendências tecnológicas que podem ser aplicadas para melhor utilização dos recursos públicos e para aprimorar a prestação de serviços à população.

SERVIÇO:

1º Seminário Inova DNIT

Data: 14 e 15 de junho de 2018

Horário e programação: Aguardando confirmação 

Local: Auditório do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília/DF

Inscrição: https://www.sympla.com.br/1-seminario-inova-dnit__296603

22/05/2018

ASCOM/DNIT