Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ação educativa orienta caminhoneiros sobre normas de pesagem, em Araranguá (SC)

Notícias

Ação educativa orienta caminhoneiros sobre normas de pesagem, em Araranguá (SC)

INSTITUCIONAL

Condutores que trafegam pela rodovia conhecem novo modelo de controle
por publicado: 09/05/2019 15h50 última modificação: 10/05/2019 12h30

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou, nesta quinta-feira (9), em Araranguá (SC), uma ação educativa voltada para condutores de veículos de carga e passageiros que trafegam pela região. O objetivo é apresentar e testar um novo Sistema de Pesagem em Movimento implantado no quilômetro 419 da BR-101/SC.

No novo sistema, testado como projeto-piloto de um Posto Integrado Automatizado de Fiscalização (PIAF), sensores instalados na pista principal da rodovia podem identificar, automaticamente, o peso dos veículos de carga e passageiros, sem a necessidade de redução da velocidade.

Os veículos que não apresentam indícios de excesso de peso poderão continuar a viagem sem a necessidade de entrar no posto de pesagem. Os demais são direcionados ao local e recebem orientações dos agentes da autarquia. A indicação para adentrar no posto é apontada por um painel eletrônico de orientação, instalado a 400 metros da área.

Os testes oficiais do projeto-piloto e a ação educativa serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e incluem a distribuição de panfletos instrutivos. O local escolhido para desenvolver e testar o novo modelo foi o antigo Posto de Pesagem de Veículos (PPV) de Araranguá (SC).

Coordenação de Comunicação Social - DNIT