Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acompanhe as realizações da Diretoria Executiva no ano de 2019

Notícias

Acompanhe as realizações da Diretoria Executiva no ano de 2019

RETROSPECTIVA

Governança, Planejamento, Integridade e BIM são temas da área
por publicado: 27/12/2019 09h41 última modificação: 27/12/2019 09h41

Em 2019, a Diretoria Executiva do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fortaleceu os mecanismos de governança e gerenciamento, centrados na integridade e na ética.

Governança e Gestão Estratégica

Uma entrega importante da Direx para este ano também foi a atualização e publicação do Mapa Estratégico, que trouxe uma visão renovada do órgão e alinhada ao Ministério da Infraestrutura. Engloba e integra os três níveis de atuação estratégica – Resultados para a Sociedade, Foco de Atuação e Processos Internos.

O Planejamento Estratégico foi estabelecido pela Portaria nº 6.180, de 9 de setembro de 2019, cujo documento apresenta a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos da instituição para o quadriênio 2019-2022.

Em 2019, foram incorporados ao Mapa Estratégico os valores da Autarquia, que traduzem a atuação e os princípios do órgão.

Após a aprovação do mapa estratégico e da atualização do planejamento estratégico, a autarquia seguiu aprimorando seus processos de governança e integridade com a validação dos riscos corporativos priorizados pela alta gestão.

 Integridade

Este ano, trabalhar de maneira incansável na consolidação das boas práticas de combate à corrupção foi o compromisso assumido por esta gestão à frente do DNIT. Em razão disso, a diretoria da Autarquia assinou a Carta de Compromisso de Combate à Fraude e a Corrupção na instituição. O ato coletivo é um compromisso com a sociedade e posiciona o DNIT no estabelecimento de uma nova cultura baseada nos princípios da administração pública e nas boas práticas de integridade.

O DNIT publicou também a Portaria nº 4.642, de 03 de julho deste ano, que instituiu o seu Programa de Integridade. O objetivo é melhorar a Governança; aumentar a credibilidade e a transparência; elevar padrões de conduta; tratar adequadamente os riscos à integridade. Ações de integridade são discutidas periodicamente pela Unidade de Gestão da Integridade, formada pelo Escritório de Gestão Estratégica, Auditoria, Corregedoria, Ouvidoria e Comissão de Ética.

 Outra ação que está implementada na Autarquia é a utilização do selo Radar Anticorrupção, do Ministério da Infraestrutura. O programa é composto por quatro pilares que buscam a adoção de critérios técnicos e éticos para a escolha de profissionais aptos ao serviço público, estímulo a denúncia de corrupção nos canais oficiais e divulgação do Guia de Conduta Ética.

Para o fechamento deste tema no ano de 2019, a DIREX organizou o 1º Seminário de Integridade do DNIT, que contou com a participação dos servidores e colaboradores da autarquia, além de convidados da Secretaria de Governaça e Integridade do MINFRA,  TCU e CGU.

 Gestão de Empreendimentos Prioritários

A Direx também lançou o Integra, ferramenta responsável pelos empreendimentos prioritários do DNIT e que consolida cada uma de suas disciplinas envolvidas: licenciamento ambiental, desapropriações e reassentamentos, estudos e projetos, licitações e a execução da obra, além da disponibilidade financeira e orçamentária. Tudo é monitorado com a indicação das principais entregas, as restrições e as respectivas providências tomadas, viabilizando o controle pela alta gestão da Autarquia e o Ministério da Infraestrutura.

BIM

No ano de 2019, o DNIT fomentou a implementação da Modelagem da Informação da Construção (BIM). Esta metodologia envolve a incorporação da tecnologia a processos de planejamento, projeto, fiscalização, acompanhamento de obras e operação.

A Direx fomentou parcerias com instituições nacionais e internacionais para acelerar a implementação da metodologia e trazer para os servidores capacitações exclusivas para o setor de infraestrutura. Nos posicionamos com um dos principais parceiros da Estratégia Nacional BIM BR, que liderada pelo Ministério da Economia, busca utilizar do poder de compra da administração pública para acelerar a transformação digital do setor.

As principais discussões foram abordadas no 1° Seminário de Construção Digital do DNIT realizado no mês de dezembro e que está disponível no canal do Youtube do DNIT.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT