Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Administrações Hidroviárias da Amazônia Oriental e do Paraguai fecham 2019 com saldo positivo

Notícias

Administrações Hidroviárias da Amazônia Oriental e do Paraguai fecham 2019 com saldo positivo

RETROSPECTIVA

Entre as ações estão obras em IP4’s e dragagem
por publicado: 30/12/2019 19h11 última modificação: 30/12/2019 19h11

Com o objetivo de gerir a infraestrutura aquaviária da região, a Administração Hidroviária da Amazônia Oriental (AHIMOR), esteve envolvida em diversas ações em 2019.

As obras das Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4’s) nos municípios de Abaetetuba, Augusto Corrêa, Cametá, Mosqueiro e Viseu, todos no Estado do Pará, seguem a todo vapor e estão com as inaugurações previstas para 2020.

As IP4's, são construídas e operadas pelo DNIT. O projeto visa implantar infraestrutura portuária com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população ribeirinha. Sua estrutura é totalmente simplificada e possui uma estrutura equivalente a uma pequena rodoviária às margens do rio.

Já a Administração Hidroviária do Paraguai (AHIPAR), realizou o serviço de desobstrução dos canais navegáveis, conhecido como dragagem, retirando as vegetações e água pés que impedem a passagem das embarcações. Ao longo do ano, o trabalho foi feito no canal da Lagoa Gaíva, no Rio Paraguai e no tramo norte da hidrovia do Paraguai.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT