Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Até o fim de semana, BR-101 Sul tem 35 quilômetros de nova sinalização horizontal

Notícias

Até o fim de semana, BR-101 Sul tem 35 quilômetros de nova sinalização horizontal

por publicado: 15/12/2017 17h12 última modificação: 15/12/2017 17h12

O avanço na aplicação da nova sinalização horizontal – faixas de eixo central e bordos das pistas duplicadas – chegou aos 35 quilômetros executados na BR-101 Sul catarinense. Desde segunda-feira (11), o DNIT/SC vem instalando a pintura sobre o pavimento entre o km 315, em Laguna, até o km 350, em Jaguaruna. Mantendo o tempo estável, os trabalhos vão continuar neste final de semana, com a necessidade de interrupção em uma das faixas de rolagem.

Nas frentes de serviços, três caminhões são usados para a aplicação da tinta termoplástica. Cada um dos veículos consome até seis mil quilos de materiais por dia e, desde o início das melhorias, foram aplicadas cerca de 50 mil quilos de tinta sobre as pistas duplicadas. Os equipamentos são dotados de caldeiras próprias, com aplicadores móveis que se ajustam ao traçado da pintura original, com cinco a seis pessoas necessárias para a operação, além da equipe de sinalização.

Todas as frentes em execução serão delimitadas pela sinalização provisória, com demarcação por cones refletivos e aproximação apontada por sinalizador (bandeirinha). É proibida a circulação com veículos dentro da área em aplicação, pois a pintura demanda tempo para secagem até a liberação do piso. Com chuva, os trabalhos são interrompidos.

A tinta termoplástica tem maior durabilidade, pois apresenta maior aderência ao piso, desgastando lentamente. Para aplica-la é preciso equipamento com caldeira para aquecer e dispersar os elementos, antes da demarcação nas pistas. A refletância da sinalização horizontal com aplicação a quente se dá com a adição de microesferas de vidro na composição da tinta. Cerca de 50 mil quilos de compostos serão usados entre o km 300 ao km 465. Do km 245 ao km 299,9 a aplicação será com pintura a frio.

Com a circulação de equipamentos e trabalhadores, os motoristas em circulação de longo curso devem atentar para o estreitamento de pistas, sempre reduzindo a velocidade dentro dos espaços em serviço. Os usuários devem considerar as atividades sobre pistas com início às 07:30 às 18:00 horas e, com a necessidade, trabalhos aos finais de semana. 

Programa BR Legal

A revitalização na sinalização horizontal da BR-101 Sul/SC está dentro do programa BR Legal, que atua no acréscimo e manutenção da sinalização rodoviária e instalação de elementos auxiliares. O programa vem sendo realizado desde 2012, com 3,9 bilhões de reais em investimentos e atendendo 55 mil quilômetros de estradas federais, nos 26 estados e no Distrito Federal. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) informou por pesquisa divulgada em 2015, que o programa conseguiu melhorar nos dois primeiros anos de trabalhos a classificação de rodovias tidas como regular, ruim e péssima, passando de 77,1% em 2013 para 55,9% em 2015. A extensão classificada como boa e ótima passou mudou de 22,9% para 44,9 % no mesmo período.

Para mais informações, o DNIT/SC mantém canais de interação para usuários, mantido pela Gestão Ambiental da BR-101 Sul, através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br.

 

DNIT/SC executa 24 quilômetros de melhorias em pavimento da BR-101 Sul

O DNIT/SC executou, nesta semana, trabalhos de recomposição e melhorias no pavimento da BR-101 Sul catarinense, entre Içara e Araranguá. Foi realizado serviços sobre a pista de sentido Florianópolis-POA, no km 392, em Criciúma, com estreitamento nas faixas de rolagem. Restam dez quilômetros para finalizar todo o lote de obras – num total de 34 kms, onde 70,6% do volume de atividades já executado. Toda a logística segue nos próximos dias, com meta de finalização até 21 de dezembro, dentro das condições estáveis.

Com a movimentação de equipamentos e trabalhadores sobre as pistas duplicadas, a frente de obras requer interrupção na faixa de rolagem da direita, para abrigar a logística das atividades e resguardar a segurança dos motoristas. Os trabalhos começaram por Araranguá, no km 409 e vão rumar para o Norte catarinense, até chegar ao Rio dos Porcos (Içara), no km 380, sempre sobre a plataforma de tráfego em longo curso, mais desgastada pela movimentação de cargas.

Esta fase das atividades de recomposição do pavimento não vai contemplar vias lindeiras e alças de acesso, ficando para futura rodada de serviços. A movimentação sobre o pavimento começa às 07:00 horas, com a distribuição dos elementos de sinalização provisória e se estende até 17:30 horas, de segunda-feira a sábado.

Serão usadas cerca de cinco mil toneladas de massa asfáltica CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) – 2,7 mil já instalados. Os serviços começam com a remoção das camadas superficiais do pavimento asfáltico pelo processo de fresagem – com uso de equipamento, o asfalto é escareado, isto é, arrancado, e no lugar é depositada e compactada nova camada. Nesse segmento não está sendo aplicado o microrrevestimento, pois os trabalhos são pontuais.

O DNIT/SC pede aos motoristas que respeitem o limite de velocidade dentro das frentes de obras, que é de 60 km/h para todos os tipos de veículos. Chovendo, os trabalhos são suspensos e a sinalização provisória de obras é retirada. Todas as frentes de serviço estão identificadas e isoladas, ficando os motoristas obrigados a segui-la, principalmente na manutenção dos limites de velocidade. Para mais informações, a autarquia mantém canais de interação para usuários, mantido pela Gestão Ambiental da BR-101 Sul, através do atendimento gratuito pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site 101sul.com.br.

15/12/2017

ASCOM/DNIT/SC