Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aumento de veículos requer cuidados ao viajar à noite na BR-101 Sul

Notícias

Aumento de veículos requer cuidados ao viajar à noite na BR-101 Sul

por publicado: 07/02/2018 12h16 última modificação: 07/02/2018 12h16

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) orienta aos usuários da BR-101 Sul/SC que redobrem a atenção ao trafegar durante a noite e madrugada, durante a temporada de Verão. A quantidade de veículos em movimentação nessa temporada é intensa em todos os horários, requerendo cuidados redobrados pelos motoristas. Um descuido ou negligência, nestas condições, são fatores determinantes para causar graves acidentes.

Dentre as recomendações feitas pelo DNIT/SC, o descanso do motorista é fundamental para garantir a segurança da viagem. Paradas para descanso e alimentação são fundamentais, porém, precisam ser em locais adequados. Parada no acostamento somente em caso de emergência, sendo os postos de combustíveis ou os postos da PRF locais adequados.

Outra indicação feita é quanto à manutenção do veículo. Além da manutenção veicular, os limites de velocidade devem ser respeitados, para uma viagem segura. Para trechos duplicados em lotes liberados, a velocidade limite para veículos de pequeno porte é de 110 km/h, com limite de 90 km/h para transportadores de carga e passageiros. Em trechos de pista simples ou segmentos duplicados onde não sinalização vertical indicando o novo limite, a velocidade continua em 80 km/h para todos os veículos.

Ao trafegar em tempo chuvoso é feito o alerta para a redução de velocidade. Mesmo em chuva fraca, forma-se sobre o pavimento camada d’água. Por isso, a redução da velocidade de tráfego e o distanciamento do veículo da frente são necessários.

Com via lindeira na BR-101, comunidades terão 2,8 mil metros de pista para tráfego local

Com o avanço na execução das obras Complementares da BR-101 Sul, a configuração de nova via lateral em Pescaria Brava vai ganhando forma. O DNIT/SC vai construir cerca de 2.880 metros de pista em duplo sentido de circulação, no lado esquerdo de bordo (paralelo ao sentido Sul-Norte), que será a ligação entre as comunidades de Santigado a Estiva, do km 321,165 ao km 324,045. A rua lateral será utilizada em complemento ao tráfego local entre os aglomerados urbanos, feito em pista já existente.

Os aglomerados urbanos já têm ligação por via lateral construída anteriormente e vão ganhar, agora, mais espaço para trânsito local de veículos e movimentação de pedestres. A construção da plataforma está na fase inicial, com a instalação do sistema de drenagem em dois pontos, próximo ao acesso do CTG Preto Velho – km 322. A nova rua será lindeira ao sentido Sul-Norte da BR-101.

A segunda fase de Obras Complementares na duplicação da BR-101 Sul catarinense começou em janeiro. Nesta fase serão construídos 4.901,50 metros de novas vias laterais, uma nova ponte para via lateral e a adequação de ponte existente no km 3229,9, no Rio Capivari. O lote de Obras Complementares e remanescentes se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão e já construiu e liberou cerca de dois mil metros de vias laterais, 1,5 mil metros de calçadas em Pescaria Brava com 2,2 mil metros construídos em na travessia urbana do bairro São Cristóvão, em Tubarão, um viaduto e quatro passarelas.

Com o avanço na execução da via lateral, o DNIT/SC recomenda atenção redobrada para o acesso ao aglomerado urbano, feito pelo CTG. Os serviços em execução nesse segmento vão movimentar trabalhadores e equipamentos, nas próximas semanas. Novas ruas laterais e obras de arte especiais serão construídas no km 306, entre o km 321 ao km 324 e no km 330. 

07/02/2018

ASCOM/DNIT/SC