Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com foco em segurança e educação, Semana Nacional do Trânsito é celebrada na autarquia

Notícias

Com foco em segurança e educação, Semana Nacional do Trânsito é celebrada na autarquia

EVENTOS

por publicado: 19/09/2018 17h18 última modificação: 24/09/2018 14h14

Entre os dias 18 a 24 de setembro acontece a Semana Nacional do Trânsito, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, em parceria com o DETRAN/DF, realizou nesta terça-feira uma série de ações educativas para celebrar a abertura da semana, na sede da autarquia, em Brasília.

Com um dia repleto de atividades focadas em educação no trânsito, o evento teve como público-alvo crianças do ensino fundamental de escolas da rede pública do Distrito Federal localizadas em áreas rurais próximas às rodovias federais. Além das crianças, os servidores e colaboradores do DNIT também tiveram a oportunidade de participar das ações promovidas no local.

Ao todo, cerca de 800 crianças participaram do evento, sendo uma média de 400 na parte da manhã e 400 na parte da tarde. Com início às 9h, após a abertura da Semana Nacional do Trânsito, Irene Rios, mestra em Educação, ministrou uma palestra que propôs em sua apresentação a interação com os participantes por meio de dinâmicas, envolvendo músicas, imagens e contação de histórias.

Após a palestra, as crianças tiveram uma pausa para o lanche antes de iniciarem as atividades lúdicas e divertidas que foram promovidas pela equipe de Educação no Trânsito do DETRAN/DF. Entre as ações, os pequenos convidados tiveram a oportunidade de se aventurarem em uma minicidade, com simulação do trânsito, quebra-cabeças, entre outras brincadeiras divertidas com foco no aprendizado e no estímulo da coordenação motora das crianças. 

O evento foi dividido em duas partes, sendo que a programação da manhã aconteceu das 9h às 11h, e continuou na parte da tarde com crianças de outras escolas, seguindo o mesmo cronograma de ações, das 14h30 às 16h.

A aprendizagem por meio da brincadeira busca alcançar diferentes objetivos pedagógicos, e desta maneira a intervenção dos profissionais de magistério é imprescindível para ajudar a criança a estruturar suas brincadeiras e a dar-lhes maior significado educacional na área de trânsito.

No dia do evento, o DETRAN/DF também realizou diferentes ações de conscientização com foco nos adultos. Separado da área das crianças, o stand disponibilizou óculos 360° que simula diversas situações no trânsito, como colisão, distração com celular, entre outras. Além dessa ação, os participantes também utilizaram um óculos de realidade virtual que simula, em um pequeno circuito montado no local, sensações como embriaguez, estafa e uso de drogas ilícitas. A ideia é fazer com que a pessoa sinta através da realidade aumentada como é perigoso dirigir ao apresentar qualquer um desses sintomas.

Semana Nacional de Trânsito

O tema da Semana Nacional de Trânsito de 2018 “Nós Somos o Trânsito”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran, tem como foco principal conscientizar o cidadão de que todos fazem parte do trânsito, sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres, fazendo com que haja, acima de tudo, mais respeito entre todos os usuários.

A Organização Mundial da Saúde – OMS prevê que até 2020 o Brasil terá mais de 1 milhão de mortes por acidentes de trânsito, e o número vai para 2,4 milhões até 2030 em 178 países, incluindo o Brasil; que os índices de acidentes de trânsito representam a primeira maior causa de mortes entre os indivíduos na faixa de 15 a 29 anos de idade. Para transformar essa realidade, surge o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária de 2011 – 2020, apresentado pela Organização das Nações Unidas – ONU, que tem, entre as diretrizes gerais, o alcance da meta de redução de 50% dos acidentes de trânsito.

Juntos, todos podem fazer a diferença e contribuir para o alcance dessa meta através de pequenas e conscientes atitudes:

  • Não dirigir após consumir bebidas alcoólicas, por menor que tenha sido a quantidade;
  • Motociclista devem usar capacete, calçados e vestuário adequado;
  • Não utilizar o celular enquanto dirige;
  • A seta do veículo foi feita para ser usada;
  • A ultrapassagem de outro veículo deve ser feita em locais permitidos pela sinalização e sempre pela esquerda;
  • Respeite os limites de velocidade da via;
  • Mantenha uma distância de 1,5 metros dos ciclistas;
  • Respeite as vagas preferenciais;
  • Respeite a faixa de pedestres.

 

19/09/2018

ASCOM/DNIT