Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado pelo DNIT com plantio de pinhões na BR-285/RS/SC

Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado pelo DNIT com plantio de pinhões na BR-285/RS/SC

INSTITUCIONAL

Espécies são cultivadas em viveiro florestal e depois retornam à natureza
por publicado: 13/06/2019 15h56 última modificação: 13/06/2019 15h56

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da preservação ambiental. Nas obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) programou ações visando envolver as comunidades dos municípios impactados pelo empreendimento. Nesta terça-feira, 11, em Timbé do Sul (SC), colaboradores da obra e alunos do 5º ano da Escola Municipal Frei Modesto colocaram as mãos na massa e plantaram pinhões que ajudarão na recuperação ambiental da Serra da Rocinha.

A bióloga do Consórcio Construtor do Lote 2, Anaitê Zanette Stüpp, recebeu os visitantes no viveiro florestal localizado no canteiro de obras e explicou como ocorre o transplante de espécies ameaçadas de extinção e/ou de interesse ecológico, como o palmito, o urtigão e o xaxim, além de orquídeas e bromélias, e o resgate de recursos genéticos (frutos, sementes, mudas). Depois da conversa, foi realizado o plantio da araucária utilizando pinhões. Cada semente recebeu uma plaquinha com o nome do aluno ou colaborador responsável pelo plantio.

Anaitê lembrou que a araucária é uma espécie que foi muito explorada e que merece atenção devido à importância que tem para região. Segundo afirmou, em virtude do grande porte de alguns exemplares, em alguns momentos a supressão é inevitável para sequência das obras. “Para cada araucária cortada, porém, a lei nos manda plantar 15 mudas”, ponderou a bióloga. Respondendo à criançada que ficou curiosa com o futuro das sementes, a equipe explicou que as plantinhas serão cuidadas no viveiro e, após cerca de um ano, estarão aptas a retornar para serra.

A preservação da flora é um dos temas constantemente trabalhados nas atividades de educação ambiental propostas pela Gestora Ambiental da BR-285/RS/SC, visto que o empreendimento está inserido em região de Mata Atlântica, bioma cujas florestas e ecossistemas formam uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta. O educador ambiental Cauê Canabarro ressalta que a atividade de plantio dialoga diretamente com uma das diretrizes centrais do Programa de Educação Ambiental. “O ponto de partida para as questões ambientais é o conhecimento e valorização do nosso ambiente mais próximo, o nosso espaço de vivência. Nesse sentido, o objetivo é que os estudantes e colaboradores se aproximem das riquezas naturais da sua cidade e região”, afirma.

Alunos_participam_do_plantio_de_pinhões_(3).jpgColaborador_participa_do_plantio_de_pinhões_.jpg

  Alunos_participam_do_plantio_de_pinhões_(4).jpg

Fonte: Gestora Ambiental BR-285/RS/SC –

Coordenação de Comunicação Social - DNIT