Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretor-geral do DNIT visita as instalações do IP4 de Iranduba (AM)

Notícias

Diretor-geral do DNIT visita as instalações do IP4 de Iranduba (AM)

INFRAESTRUTURA

Estrutura estava fechada desde 2018 e voltou a operar no último mês de setembro
por publicado: 06/11/2019 10h28 última modificação: 06/11/2019 10h28

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, visitou, na última terça-feira (5), a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) do município de Iranduba, situado à margem do Rio Solimões, no estado do Amazonas. O local encontrava-se fechado desde dezembro de 2018 e retomou as suas operações no fim do mês de setembro.

Atendendo a uma das prioridades do Ministério da Infraestrutura para 2019, o DNIT reabriu 13 IP4’s na região amazônica só neste ano. São eles Borba (AM), Canutama (AM), Codajás (AM), Guajará (AM), Humaitá (AM), Iranduba (AM), Itacoatiara Novo (AM), Itamarati (AM), Novo Aripuanã (AM), Cai N’Água (RO), Santa Isabel do Rio Negro (AM), Tabatinga (AM) e Urucurutiba (AM). “Ainda temos a missão, o compromisso, de voltar a operar mais dois IP4’s – Coari (AM) e Itacoatiara Antigo (AM) - até dezembro”, afirmou Karoline Lemos, diretora de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do DNIT.

A estrutura traz um grande potencial para a região amazônica, pois provê o transporte de passageiros e também garante o abastecimento de mercadorias no interior do estado.

Para retomar a operação do IP4 de Iranduba, equipes técnicas do DNIT realizaram serviços de manutenções corretivas das estruturas navais com objetivo de propiciar condições seguras para as operações portuárias, como o embarque e o desembarque de pessoas e mercadorias.

SNV - As Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4’s) são construídas e operadas pelo DNIT. Essas instalações têm que satisfazer requisitos de eficiência, segurança, atendimento ao interesse público, conforto e preservação do meio ambiente. Além disso, precisam constar no Sistema Nacional de Viação (SNV), operar exclusivamente com embarcações de navegação interior e estar fora da poligonal do porto organizado.

O projeto IP4 visa implantar infraestrutura portuária com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população. Sua estrutura é totalmente simplificada e se equivale a uma pequena rodoviária às margens do rio.

Coordenação de Comunicação Social – DNIT