Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretoria de Administração e Finanças aperfeiçoa a gestão e a governança na Autarquia

Notícias

Diretoria de Administração e Finanças aperfeiçoa a gestão e a governança na Autarquia

RETROSPECTIVA

por publicado: 23/12/2019 14h50 última modificação: 23/12/2019 14h50

A Diretoria de Administração e Finanças (DAF) é a área responsável, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pela administração das atividades relacionadas aos Sistemas Federais de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade; à tecnologia da informação e comunicações; à gestão de pessoas e aos recursos logísticos.

No ano de 2019, a Diretoria realizou diversas ações nessas áreas.

Tecnologia da Informação - Na Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI), a revisão dos contratos gerou uma economia de aproximadamente R$ 60 mi. No âmbito do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), houve a reestruturação da ferramenta e a migração para a última versão, colocando em funcionamento o Barramento de serviços que possibilita a comunicação do SEI do DNIT com o de outros órgãos. 

Com a otimização de equipamentos próprios do DNIT, a CGTI também conseguiu inaugurar o Centro Nacional de Operação e Monitoramento da Rede. Essa sala de controle permite um acompanhamento de toda a rede da autarquia.  Qualquer instabilidade ou lentidão é observada nas telas da sala de monitoramento e, imediatamente, os técnicos na sede entram em contato com os analistas locais para entender o que está acontecendo. Assim, é possível uma atuação proativa, além do suporte à tomada de decisão.
Além disso, a CGTI coordenou e apoiou diversos sistemas como: sistema de desapropriação (SGPD); módulo de Cronologia do SGF, permitindo publicidade da ordem dos pagamentos no site do DNIT; Nova Programação Orçamentária (NPO), entre outros.

PAAR - A Coordenação-Geral de Cadastro e Licitações (CGCL) criou a ferramenta de Gestão do Processo Administrativo de Apuração de Responsabilidade (PAAR). Entre as suas funcionalidades estão o gerenciamento, controle e uniformização de todos os procedimentos do PAAR abertos pelo DNIT. Até o momento, a ferramenta já foi implantada em seis superintendências e duas administrações hidroviárias. A meta é finalizar a implantação em todos os órgãos descentralizados até dezembro de 2020.

Capacitações -  O Plano Educacional Anual para 2019 foi organizado em ações educacionais, estruturadas de acordo com as competências e os objetivos estratégicos da Autarquia. Com isso, foram definidos cinco programas temáticos: Programa de Desenvolvimento Profissional, Programa de Desenvolvimento de Líderes, Programa de Governança, Programa de Desenvolvimento Técnico e Programa de Educação Continuada. Mais de mil servidores passaram pelas capacitações ofertadas no PEA, distribuídas entre cerca de 130 eventos diversos, como cursos, seminários, congressos e outras ações educacionais.

Além disso, o PEA deste ano possibilitou a contratação de vagas em oito congressos relacionados à infraestrutura de transportes, com 88 servidores capacitados nesses eventos.

Gestão de Pessoas – Após a publicação da portaria nº 399, de março de 2015, que define que as nomeações para os cargos de Coordenadores-Gerais (DAS – 101.4), Superintendentes Regionais (DAS – 101.4) e Coordenadores (FCPE ou DAS – 101.3) serão feitas a partir de processo seletivo conduzido pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, o DNIT lançou sete editais de seleção para 26 cargos diferentes. 

A autarquia também publicou a Política Nacional de Qualidade de Vida no Trabalho (PNQVT) - Portaria nº 4.731, de julho de 2019 -, com o objetivo de proporcionar uma organização mais humanizada, que respeita, reconhece e valoriza seus colaboradores, proporcionando as condições para que estes se sintam motivados no ambiente de trabalho e possam conciliar vida profissional com uma vida pessoal satisfatória. O documento também apresenta o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, composto de uma série de ações voltadas à concretização na PNQVT.

Ainda neste ano, foi realizado o maior processo de promoção de servidores da história do DNIT. Ao todo, foram cerca de mil processos de seleção analisados no âmbito da CGGP.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT