Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT apresenta ao MPF programa de regularização de faixas de domínio

Notícias

DNIT apresenta ao MPF programa de regularização de faixas de domínio

INSTITUCIONAL

Em reunião na última terça-feira (25), órgãos alinharam os entendimentos sobre o assunto
por publicado: 26/06/2019 16h37 última modificação: 01/07/2019 18h39

Os diretores executivo e de Planejamento e Pesquisa (DPP) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), André Kuhn e Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, respectivamente, se reuniram com a subprocuradora-geral da República Elizeta Ramos, na última terça-feira (25), para apresentar o Programa Federal de Faixas de Domínio (Profaixa). O encontro foi o primeiro para tratar do assunto e alinhar as informações entre o departamento e o Ministério Público Federal (MPF).

O Profaixa, lançado em agosto de 2015 pelo DNIT, foi criado para identificar e regularizar as faixas de domínio das vias federais até 2034. O mapeamento das faixas facilita o monitoramento e, consequentemente, que as ocupações irregulares sejam evitadas. Atualmente, o programa conta com 6.875 km de rodovias com faixas efetivamente identificadas.

A coordenadora-geral de Desapropriação e Reassentamento do DNIT, Michele Fragoso, também participou da reunião com o MPF e considerou o encontro importante para alinhar as percepções sobre o tema. “Mostramos o que o DNIT tem feito e a metodologia e o cronograma do Profaixa”, disse. “Eles demonstraram preocupação e interesse em acompanhar a gestão das faixas e em trabalhar em parceria”, afirmou a servidora da autarquia. Segundo ela, uma nova reunião para apresentação de um cronograma mais detalhado e de avanços no programa foi agendada para outubro.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT