Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT apresenta empreendimentos executados pela DAQ ao Exército Brasileiro

Notícias

DNIT apresenta empreendimentos executados pela DAQ ao Exército Brasileiro

INSTITUCIONAL

A ideia do encontro é desenvolver futuras cooperações entre a Autarquia e a entidade militar
por publicado: 17/07/2019 10h18 última modificação: 17/07/2019 10h18

A diretora de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), Karoline Lemos, recebeu, na tarde desta terça-feira (16), no edifício-sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, representantes do Exército Brasileiro. A ideia do encontro foi apresentar os empreendimentos executados pela DAQ em todo o país, com o objetivo de futuras cooperações entre a Autarquia e a entidade militar.

 A equipe do departamento de engenharia do Exército teve a oportunidade de conhecer os trabalhos que a DAQ gerencia, planeja e executa na área das hidrovias e dos portos marítimos, um trabalho novo, recém recebido da Secretaria de Portos do Ministério da Infraestrutura.

 Após a apresentação da diretora da DAQ, o Exército agora poderá identificar oportunidades, por meio da engenharia, de executar obras também em um setor tão importante que são as hidrovias. A entidade militar tem 11 batalhões de engenharia espalhados pelo país e eles poderão executar obras nessas hidrovias, nessas dragagens e nessas eclusas, um nicho que o Exército ainda busca para iniciar uma nova vertente na engenharia militar.

 USACE - O DNIT já trabalha com uma parceria com o Corpo dos Engenheiros do Exército Americano (USACE). Assim, o Exército entende ser interessante e adequado que a entidade militar também atue em uma área estratégica para o país como o Brasil, com dimensões continentais, onde a navegação por hidrovias é fundamental para o escoamento e o desenvolvimento do país. 

 Por meio de contrato firmado pelo DNIT com o USACE, em 2015, já foram ministrados 10 cursos e workshop, proporcionando 331 Certificações para Servidores, Colaboradores e Estudantes. Com duração de cinco anos, o contrato visa a prestação de serviços técnicos na elaboração de estudos de engenharia fluvial e de navegação, mediante a transferência de conhecimento por meio de capacitação e treinamento, com resultados de curto e longo prazos para o setor aquaviário brasileiro.

 Coordenação de Comunicação Social - DNIT