Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT celebra Semana do Meio Ambiente com atividades de conscientização

Notícias

DNIT celebra Semana do Meio Ambiente com atividades de conscientização

INSTITUCIONAL

Publicações da autarquia apresentam cuidados adotados com a fauna e flora
por publicado: 07/06/2019 17h59 última modificação: 11/06/2019 10h46

Referência nacional na conciliação da infraestrutura logística com a responsabilidade ambiental, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT comemorou a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 3 a 7 de junho. Uma série especial foi postada no Instagram do DNIT – dnit.oficial. Atividades de conscientização foram realizadas em escolas públicas.

O DNIT possui diversas publicações que mostram à sociedade as ações desenvolvidas para evitar, reduzir ou compensar os impactos gerados pelos seus empreendimentos. Durante a elaboração dos projetos de infraestrutura, a autarquia identifica as ações reparatórias necessárias. Entre as medidas implementadas estão o plantio de espécies nativas, resgates de epífitas - bromélias e orquídeas - ameaçadas de extinção, remoção e resgate de animais e a correta destinação desses.

Outra atividade refere-se à conscientização das comunidades afetadas por obras realizadas pela autarquia. É o caso da 3ª Semana do Meio Ambiente de São José dos Ausentes (RS), onde o DNIT, por meio da Gestora Ambiental da BR-285/RS/SC, participou da programação levando ao município atividades lúdicas alusivas ao tema central.

A equipe do Programa de Educação Ambiental visitou as escolas municipais, convidando as turmas do ensino fundamental a realizar o plantio da araucária, utilizando pinhões como sementes. Mudas maiores cultivadas no viveiro florestal do Lote 2, em Timbé do Sul (SC), foram doadas à Prefeitura para futuro plantio nos pátios das escolas.

O boneco da gralha-azul, mascote do empreendimento (foto abaixo), também marcou presença no evento para lembrar que seu habitat natural é justamente a floresta de araucárias e que, ao enterrar pinhões para estocar alimento, ela ajuda a semear a árvore. Para mais informações sobre o empreendimento na BR-285/RS/SC acesse aqui.

Semana do Meio Ambiente São José dos Ausentes - Gestora ambiental.jpg

Acesse o Instagram do DNIT – dnit.oficial – e confira nos destaques a série especial sobre a Semana do Meio Ambiente.

 

Coordenação de Comunicação Social – DNIT/ Gestora Ambiental da BR-285/RS/SC