Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT libera tráfego de veículos no viaduto da BR-020/CE em Caucaia

Notícias

DNIT libera tráfego de veículos no viaduto da BR-020/CE em Caucaia

INFRAESTRUTURA

Estrutura foi afetada por ação criminosa realizada no início do ano
por publicado: 29/04/2019 17h19 última modificação: 02/05/2019 12h00

Brasília, 29/04/2019 –  A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Ceará – DNIT/CE realizou, nesta segunda-feira (29/04), a liberação do tráfego de veículos na região do viaduto localizado na interseção das rodovias BR-020/CE e BR-222/CE, no município de Caucaia. Alvo de uma ação criminosa ocorrida no início do ano, o viaduto teve um de seus pilares de sustentação danificado após a detonação de explosivos, o que acabou comprometendo a estrutura.

Interditado desde a época do ataque, o viaduto recebeu, inicialmente, a instalação de um escoramento emergencial através de pórticos hidráulicos para evitar o colapso da estrutura. Em seguida, procedeu-se com a instalação de escoramento convencional, bem como a avaliação dos danos causados e o desenvolvimento do projeto de restauração a ser executado.

Dentre as ações envolvidas nas obras de restauração, constam a demolição controlada de todo o pilar afetado, a demolição parcial do tubulão e sua reconstrução com implantação de nova armadura do pilar, concretagem do pilar e construção de um console de sustentação, macaqueamento do tabuleiro para a posição original e finalização do topo do pilar com a instalação de um novo aparelho de apoio.

Seguindo o cronograma previsto em contrato, após quatro meses de obras o DNIT/CE entregou, nesta segunda-feira, o viaduto recuperado à população, liberando totalmente o tráfego aos motoristas por volta das 14:00h. Uma equipe de engenheiros da autarquia compareceu ao local para acompanhar as etapas da liberação.

04.jpg

 

Coordenação de Comunicação Social – DNIT / NCS - CE