Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT/RS conclui a construção de quatro passarelas na BR-116/RS

Notícias

DNIT/RS conclui a construção de quatro passarelas na BR-116/RS

por publicado: 20/03/2018 19h13 última modificação: 20/03/2018 19h13

No segundo semestre de 2016, a Superintendência Regional do DNIT no Estado do RS, em conjunto com a Equipe da Unidade Local de São Leopoldo, iniciou as obras de construção de quatro das 19 passarelas previstas para o trecho metropolitano da BR-116/RS. As estruturas correspondem ao Lote 02 da contratação integrada de empresa para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e execução das obras de melhoramentos físicos e de segurança da rodovia. As quatro passarelas foram entregues as comunidades de Esteio, São Leopoldo e Novo Hamburgo no sábado (17/03). 

O DNIT/RS esclarece que estas quatro estruturas foram construídas primeiro, pois não apresentaram a necessidade de desapropriação ou remanejamento de redes. Estes foram os critérios para o início destas obras. Como não foi necessário desapropriar e nem remanejar as redes de iluminação, água, esgoto e/ou de fibra-ótica, foram executados os trabalhos em campo.  O órgão salienta que foram meses de elaboração e aprovação dos projetos antes de iniciar os serviços. Como prevê a modalidade em que este empreendimento foi licitado, o RDC – Regime Diferenciado de Contratação – primeiro a empresa desenvolve os projetos para então depois executar a obra.

O DNIT/RS destaca que as novas passarelas estão em concordância com as normas de acessibilidade e segurança. Elas são teladas com rampas e escadas de acesso, além de serem cobertas. 

A Autarquia ressalta que o ato de entrega das passarelas as comunidades, ocorreu no sábado (17/03). Em Esteio, foi entregue à comunidade uma passarela em frente a Votoran, no Bairro Novo Esteio, km 256,45. No município de São Leopoldo foram entregues duas passarelas, a do Limoeiro, no km 242,09, e a PRF, no km 243,94. Já em Novo Hamburgo foi entregue uma passarela, a Jornal NH, que fica no km 240,21.

20/03/2018

ASCOM/DNIT/RS