Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DNIT/RS realiza blitz na BR-116 em apoio ao Maio Amarelo

Notícias

DNIT/RS realiza blitz na BR-116 em apoio ao Maio Amarelo

por publicado: 19/05/2017 17h39 última modificação: 19/05/2017 17h39

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do RS (DNIT/RS), por meio da Unidade Local de Pelotas e da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, promoveu essa semana uma blitz em apoio ao movimento “Maio Amarelo: Atenção pela Vida”. A ação ocorreu no km 455,3 da BR-116/RS, em São Lourenço do Sul. Os clientes de um hotel localizado na região tiveram um almoço diferente em decorrência das atividades realizadas no local.

A ação, que durou cerca de três horas, levou aos frequentadores do estabelecimento comercial e usuários da rodovia materiais de cunho informativo e educativo disponibilizados pelo estande da equipe da Gestão Ambiental, que também reproduziu no local os vídeos institucionais do Maio Amarelo.

Quem participou da atividade pode gravar vídeos com mensagens sobre as escolhas que podem proteger a vida no trânsito, além de fazer uma foto para levar como uma lembrança de participação no evento. As fotos e os vídeos estão postados na fan page da Gestão Ambiental (fb.com/BR116RS).

A agente educacional de Tramandaí, Neil Soares, 41 anos, estava a passeio pela Região Sul com a filha e fez questão de deixar o seu recado gravado. “As pessoas sabem que usar o celular e dirigir é perigoso, mas não falam sobre isso. O certo é não usar o celular”, comentou após gravar o seu depoimento.

O operador de máquinas Vilmar Soares, 73 anos, alertou sobre o uso do cinto de segurança e cadeirinhas para as crianças. “As pessoas esquecem que é importante usar o cinto de segurança também no banco de trás”, lembrou. A funcionária do Restaurante Coqueiro, Maristel Fontoura registrou em vídeo uma situação que passou com a filha pequena e que serviu de experiência para não repetir. “Minha filha estava dormindo no banco de trás sem o cinto de segurança e por causa de uma freada brusca ela caiu entre os bancos. Eu fiquei paralisada e não consegui segurá-la. Poderia ter sido algo grave. Por isso, desde então usamos o cinto sempre”, contou.

O Maio Amarelo é uma mobilização internacional de sensibilização para a redução de acidentes de trânsito. Em 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020). A meta é reduzir em 50% os acidentes no Brasil. Para alcançar esse objetivo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da resolução Nº 654/2017 apoia o movimento, incentivando e realizando ações educativas para um trânsito mais seguro.

19.05.2017


ASCOM/DNIT/NCS/-RS