Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em 2019, DNIT realizou a desobstrução de canais navegáveis no Nordeste

Notícias

Em 2019, DNIT realizou a desobstrução de canais navegáveis no Nordeste

RETROSPECTIVA

A Autarquia ainda trabalhou na recuperação de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte
por publicado: 23/12/2019 14h07 última modificação: 23/12/2019 14h07

A Administração Hidroviária do Nordeste (AHINOR) realiza de forma periódica o desbloqueio dos canais navegáveis e a Hidrovia do rio Mearim, no estado do Maranhão não ficou de fora. A liberação da via fluvial é essencial, para a população ribeirinha, que utiliza o modal aquaviário para transportar os alunos da rede pública e para pronto atendimento hospitalar com os programas federais “Lancha-Escolar” e “Ambulancha”.

A desobstrução também foi iniciada na Hidrovia do Grajaú, localizada no município de Vitória do Mearim, no Maranhão. Esse serviço tem o objetivo de facilitar o acesso, além de contribuir para o desenvolvimento das atividades econômicas e turísticas nas regiões, até então prejudicadas pelo bloqueio do rio.

Com a obstrução dos canais pela vegetação local, a manutenção da profundidade do leito da Hidrovia do Parnaíba, na região do Delta do Parnaíba, foi realizada por meio do processo de dragagem melhorando as condições de navegabilidade e segurança.

Após inspeção técnica periódica, realizada pela Coordenação de Engenharia da AHINOR, foi constatada a necessidade de manutenção e reforma de 14 Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4s) nos municípios de Barreirinhas/MA, Pinheiro/MA, Palmeirândia/MA, Bequimão/MA, Tutóia/MA, Araioses/MA, Água Doce/MA, Penalva/MA, Vitória do Mearim/MA, Turiaçu/MA e Ilha Grande/PI.

A reforma dos respectivos atracadouros hidroviários, trará melhoria na infraestrutura de vias navegáveis na área de jurisdição da Bacia do Nordestenos estados do Maranhão e Piauí, assim como a permitirá o turismo, o embarque e desembarque de pessoas e a movimentação de cargas com a segurança necessária, exigida pela Marinha.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT