Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro promove o lançamento do Projeto Escola no Distrito Federal

Notícias

Encontro promove o lançamento do Projeto Escola no Distrito Federal

PROJETO ESCOLA

por publicado: 20/08/2018 11h25 última modificação: 27/08/2018 13h54

   Na segunda semana de agosto foi realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT um encontro para o lançamento e capacitação do Projeto Escola no Distrito Federal. O evento aconteceu no Auditório do Centro de Ensino Médio Ave Branca - CEMAB, em Taguatinga. Além dos organizadores, o encontro também contou com a participação dos professores das escolas selecionadas pelo projeto, bem como representantes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

   O Projeto Escola é uma iniciativa de educação para o trânsito de caráter contínuo, que tem como principal objetivo sensibilizar e orientar a comunidade escolar situada em zonas de risco sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas com foco na diminuição dos acidentes de trânsito. O projeto é embasado em um conceito de educação para o trânsito que inclui a percepção de risco, a consciência e o comportamento seguro.

   A iniciativa é aplicada em escolas de Ensino Fundamental (1º a 9º ano) situadas em um raio de até 2km de distância de uma rodovia federal sob jurisdição do DNIT. Esta distância foi considerada como zona de risco por conter escolas cujos alunos apresentam maior susceptibilidade de cruzar rodovias federais no trajeto não motorizado à escola, tendo em vista a tendência de disponibilização de transporte escolar somente nos locais mais afastados dos centros de ensino, aliado ao fato de os alunos serem matriculados, preferencialmente, em Escolas Básicas nas proximidades da residência.

   Os agentes educadores do Projeto Escola são os professores das unidades escolares, cabendo ao DNIT prover para cada unidade participante um kit educacional voltado para segurança no trânsito com abordagem transversal, capacitação dos professores para o uso deste material, acompanhamento das atividades realizadas pelos professores, e avaliação do desempenho dos alunos.

   Implantado em caráter experimental no estado de Santa Catarina em 2007, o Projeto Escola já está presente em 22 escolas naquele estado, com mais de 9 mil alunos atendidos e 430 profissionais de educação capacitados. Em 2018, o Projeto Escola ganhou abrangência nacional, com a participação de dez superintendências e a sede do DNIT, por meio da Coordenação de Engenharia de Trânsito, contemplando os estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Sergipe, Santa Catarina, além do Distrito Federal, com a previsão de incorporação de novas escolas a cada ano.

20/08/2018

ASCOM/DNIT