Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Galera do DNIT atende mais de oito mil crianças em 2019

Notícias

Galera do DNIT atende mais de oito mil crianças em 2019

INSTITUCIONAL

No total, 15 estados e mais o Distrito Federal foram contemplados no último ano
por publicado: 23/01/2020 12h10 última modificação: 23/01/2020 12h19

O projeto Galera do DNIT, realizado pela equipe de educação para o trânsito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, atendeu 8.376 mil estudantes de escolas públicas em 2019. As ações ocorreram entre a Semana Nacional de Trânsito e o dia das crianças, além de envolver mais de 40 unidades escolares nos estados do Acre, de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, do Maranhão, do Mato Grosso, do Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Sergipe e do Tocantins.

d.jpg

Os estudantes participaram de palestras e atividades lúdicas sobre regras de circulação e conduta, sinalização, respeito e cidadania no trânsito, com ênfase em pedestres, ciclistas e passageiros de motocicletas e automóveis, destacando a necessidade do uso de equipamentos de segurança, como capacete, cinto de segurança e cadeirinha, assim como ensinamentos sobre travessia, sobre uso da faixa de pedestres e de passarelas.

t.jpg

Ponto chave da ação educativa é a vivência das crianças em escolinhas de trânsito. Lá são feitas simulações de travessia em faixa de pedestres, com e sem semáforo, trabalhando-se o passo-a-passo de uma travessia segura.

Projeto - O Galera do DNIT consiste na realização de ações pontuais e itinerantes de educação para o trânsito visando conscientizar estudantes do 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental de escolas públicas, situadas a até 2 dois quilômetros de rodovias sob jurisdição da Autarquia, quanto aos riscos do ato de transitar nas condições de pedestre, de ciclista e de passageiro.

A ação busca informar os alunos também sobre o papel deles na construção de uma cultura para um trânsito mais seguro e humano, respaldado no autocuidado e no respeito ao outro. Mais urgente do que educar condutores do futuro, é educar estes pequenos usuários, que já transitam nas ruas e rodovias deste país.

Coordenação de Comunicação Social - DNIT