Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão Ambiental da BR-493/RJ promove ações de educação ambiental em escolas de Guapimirim e Itaboraí

Notícias

Gestão Ambiental da BR-493/RJ promove ações de educação ambiental em escolas de Guapimirim e Itaboraí

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

por publicado: 19/12/2018 15h22 última modificação: 29/12/2018 07h23

Os alunos da Escola Municipal José Ferreira em Itaboraí participaram de uma exposição sobre os programas de monitoramento ambiental das obras de ampliação da Rodovia BR-493/RJ. A atividade integrou a 15ª Campanha do Programa de Educação Ambiental (PEA) e envolveu cerca de 200 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião os adolescentes aprenderam sobre os programas de monitoramento da qualidade do ar, da água, fauna e flora, ruídos e vibrações, comunicação e arqueologia com exposição de banners, cartazes e slides, além de peças arqueológicas. A equipe ministrou palestras interativas sobre os programas e contextualizou sua pertinência para o público trazendo conteúdos como poluição do ar, da água, poluição sonora, desmatamento e seus impactos socioambientais.

Na parte da tarde, houve uma roda de conversa com distribuição de material educativo sobre preservação ambiental na Creche Municipal Professor Cleber Diniz Cajão, no bairro Várzea Alegre, em Guapimirim. A atividade integrou a programação do bimestre do Meio Ambiente e envolveu cerca de cinquenta crianças de cinco anos, acompanhadas pelas professoras e diretora da instituição. Ivana Ribeiro, coordenadora do PEA, conversou com as crianças sobre a importância do descarte adequado de resíduos, de boas práticas de preservação da água e apresentou o caranguejo-uçá, o mascote da rodovia. Foram distribuídos 200 exemplares da revista de educação ambiental para o acervo da instituição. Foi a primeira vez que o programa realizou uma ação com crianças dessa faixa etária, que demonstraram grande interesse e participação na roda de conversa.

A próxima atividade da campanha ocorrerá no início de dezembro no Instituto Maria de Lourdes, um abrigo de meio expediente para crianças carentes em Guapimirim, onde o programa vem apoiando diversas ações de educação ambiental.

 

ASCOM/DNIT