Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo entrega duplicação do corredor Maceió-Recife da BR-101 Nordeste

Notícias

Governo entrega duplicação do corredor Maceió-Recife da BR-101 Nordeste

por publicado: 27/03/2018 16h41 última modificação: 27/03/2018 16h41
Foto: Edsom Leite e Alberto Ruy

Foto: Edsom Leite e Alberto Ruy

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, acompanhado do diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, inaugurou, nesta segunda-feira (26), em Messias (AL), mais um trecho de pista duplicada na BR-101, a mais importante rodovia do estado. Com a conclusão do trecho, de 30 quilômetros, localizado entre Rio Largo e a cidade de Joaquim Gomes, a BR-101 completa um corredor duplicado de 260 quilômetros da capital alagoana até Recife (PE). O corredor segue duplicado por mais 287 quilômetros da capital pernambucana até Natal. A obra é uma das prioridades do Governo Federal, previstas no Programa Avançar.

 “Mais de 2 milhões de pessoas serão beneficiadas só em Alagoas”, afirma o ministro Maurício Quintella, informando que a entrega de mais esse trecho representa muito para a economia e o turismo do estado, mas também para a integração de todo o Nordeste. “Estamos entregando hoje esse trecho, retomado em 2016, que vai trazer mais segurança para os usuários, fomentar o turismo, integrar os estados vizinhos e contribuir para o desenvolvimento do estado de Alagoas e de toda a região”, afirmou.

Com R$ 1,8 bilhão de investimentos, a obra de duplicação na BR-101 de Alagoas, foi dividida em seis lotes, todos feitos em pavimento em concreto. Com a entrega de mais esses 30 km, a estrada chega a 156 km de pista dupla no estado, o que equivale a 63% de sua extensão total.

O ministro também anunciou hoje a liberação de R$ 4,8 milhões para aprovação da duplicação de 11 km da BR-101 em Joaquim Gomes, ao norte de Alagoas, na comunidade indígena Wassu Cocal. Esse era o segmento que restava para a conclusão do corredor do estado.

A cerimônia foi a última com a participação do ministro em Alagoas. Em tom de despedida, ele afirmou que a entrega é uma grande vitória, não só para os alagoanos, mas para todos os nordestinos. 

O evento contou ainda com as presenças do ministro do Turismo, Marx Beltrão, do governador do estado, Renan Filho, do senador Renan Calheiros, além de parlamentares e autoridades locais. 

BR-101 NE – No Nordeste, as obras de duplicação da BR-101 vão de Natal (RN) até Feira de Santana (BA). São 1.047,7 quilômetros, interligando 69 municípios, incluindo seis capitais, beneficiando diretamente mais de 11 milhões de pessoas. Até o momento, 687,4 quilômetros já foram duplicados, que passam pelas principais cidades da região e se conectam a outras grandes rotas que levam aos principais portos e aeroportos, além de facilitar o acesso às rotas estaduais que levam às principais praias da região.

27/03/2018

 Assessoria de Comunicação - Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil