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Inovação, integração e transparência são destaques no 2º Workshop SUPRA

SUPERVISÃO RODOVIÁRIA AVANÇADA

por publicado: 14/12/2018 14h22 última modificação: 14/12/2018 14h22

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT realizou na quarta-feira, 12/12, o 2º Workshop SUPRA – Supervisão Rodoviária Avançada, com a temática inovação, integração e transparência, que teve como principal objetivo apresentar as novidades e novas funcionalidades do sistema.

A ferramenta passou por diversas melhorias contínuas desde sua criação em novembro de 2016, e hoje está totalmente integrada às Coordenações da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, podendo ser utilizada no acompanhamento em tempo real dos contratos não só de Construção como também nos de Restauração e Manutenção, além do monitoramento dos programas de Operações Rodoviárias.

Segundo o Diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luiz Antônio Ehret Garcia, a integração entre as Coordenações da DIR permitiu um melhor acompanhamento das obras, além de trazer melhorias no controle da qualidade dos empreendimentos. “O SUPRA foi criado para organizar, disseminar, trazer dados em tempo real e dar maior eficiência e transparência na gestão, porque hoje o sistema é acessado não só pelos gestores do DNIT, mas também pelos órgãos de controle, como a CGU, TCU, e todos aqueles órgãos que quiserem ter acesso livre à ferramenta”, afirma o diretor.

Outra novidade do SUPRA é a criação de um aplicativo mobile para utilização em campo, que agrega ainda mais valor em inovação na gestão de empreendimentos rodoviários da Autarquia. Através do SUPRA Mobile é possível acessar as fichas de verificação de conformidade do PNCV, os inventários de sinalização e registros de segurança do BR-Legal, abrir fichas de não conformidades nas obras de construção e manutenção e acessar o Índice de Condição da Manutenção – ICM.

Como mecanismo de gestão, o SUPRA possui diversas funcionalidades que buscam otimizar o fluxo de informações sobre as obras rodoviárias entre a autarquia e o usuário. Após a implantação do sistema no DNIT, houve um aumento significativo na produtividade, todo o fluxo de trabalho passou a fluir de forma mais organizada e ágil, uma vez que os relatórios de obras passaram a ser digitais.

As informações contidas nos relatórios de supervisão, que antes demoravam de dois a três meses para chegar à Coordenação de Construção da DIR, atualmente são acessadas em tempo real e armazenadas em um banco de dados único do SUPRA, permitindo a integração em todos os níveis de gestão.

Portal Cidadão

As informações contidas no SUPRA também estão abertas para acesso à sociedade através do Portal Cidadão, uma plataforma que permite ao usuário o acompanhamento em tempo real do andamento das obras de infraestrutura. O portal fornece informações financeiras e físicas dos contratos, com indicadores de avanço físico e acompanhamento das obras por meio de fotos atualizadas mensalmente.

A criação do Portal Cidadão segue a Instrução de Serviço 3/2016 do DNIT, que padroniza os relatórios produzidos pelas supervisoras de obras, e determina quais informações básicas das obras devem ser compartilhadas para otimizar a gestão dos empreendimentos, levando em conta os critérios de custo, prazo e qualidade.

14/12/2018

ASCOM/DNIT