Você está aqui: Página Inicial > Notícias > No Dia da Água, DNIT marca presença no Fórum Mundial da Água em Brasília

Notícias

No Dia da Água, DNIT marca presença no Fórum Mundial da Água em Brasília

por publicado: 22/03/2018 16h42 última modificação: 23/03/2018 12h04

Nesta quinta-feira (22/03) comemora-se o Dia Mundial da Água, e o DNIT marcou presença no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, durante a sessão regional “Água e Transporte : conflitos e perspectivas”. O evento teve foco nas políticas públicas de transportes com impacto na gestão. “É fundamental que a governança de recursos hídricos leve em conta o uso múltiplo das águas. É necessário produzir energia, mas a navegação também precisa ser garantida, ou o setor perde a confiança dos investidores”, comentou o diretor de Infraestrutura Aquaviária, Erick Moura. 

A Autarquia também participou do Fórum na última terça (20), quando Moura foi um dos debatedores do painel “Navegação Fluvial”, promovido pela Itaipu Binacional. Na ocasião os rios foram abordados como canais de comunicação entre regiões e nações. 

Incentivar o transporte hidroviário é uma das ações setoriais de baixo carbono para que o Brasil atinja os objetivos do Acordo de Paris no sentido de conter o aumento da temperatura global. O DNIT tem investido no aumento da capacidade operacional de diversos rios navegáveis. A dragagem do Rio Madeira teve bons resultados: em 2017: foi alcançada a marca de 8 milhões de toneladas de cargas transportadas, patamar previsto para ser alcançado somente em 2020.

22/03/2018

ASCOM/DNIT