Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Obras e serviços são acompanhados por monitoramento ambiental

Notícias

Obras e serviços são acompanhados por monitoramento ambiental

por publicado: 26/07/2017 18h47 última modificação: 27/07/2017 10h16

Na execução de obras e serviços, o Dnit realiza monitoramento de dados quantitativos e qualitativos ambientais, identificando as interações de seus empreendimentos com o meio ambiente.

Do compartimento físico do meio ambiente, são coletados dados das águas superficiais, da qualidade do ar e da emissão de ruídos e vibrações. O monitoramento da qualidade hídrica permite identificar e corrigir alterações físicas, químicas e biológicas em rios, lagoas e lagos, muitas vezes utilizados para abastecimento da população, durante, por exemplo, a instalação de pontes ou operação de hidrovias. Já o monitoramento da qualidade do ar identifica emissões excessivas e as corrige com a instalação de filtros em máquinas e equipamentos, ou com a aspersão de água sobre o solo durante as obras rodoviárias, reduzindo a poeira. Por sua vez, o monitoramento de ruídos e vibrações localiza a fonte e adequa suas emissões por meio de abafadores, entre outras soluções acústicas, visando a manutenção da qualidade de vida da população afetada e dos trabalhadores das obras.

Na esfera biótica, as frentes de derrubada da vegetação são monitoradas quanto à existência de espécies de plantas protegidas (que podem ser realocadas ou compensadas) bem como são executadas ações visando a proteção dos animais silvestres (por meio do afugentamento, resgate ou salvamento).

Em atendimento às necessidades do meio socioeconômico, as obras são monitoradas por comunicadores, educadores, assistentes sociais e antropólogos, que identificam as interações humanas, sugerindo medidas interventivas para minimizar o impacto sobre a sociedade. São recepcionados todos os questionamentos, analisados e tomadas as providências cabíveis para a manutenção do bem-estar da população. De maneira preventiva, é realizado monitoramento da mídia, bem como são veiculados anúncios de cunho informativo e educativo, como, por exemplo, quando da necessidade de explosões controladas de rochas. 

26/07/2017

ASCOM/DNIT