Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Obras executadas pelo DNIT garantem fluxo de veículos na BR-101/RJ em Angra dos Reis

Notícias

Obras executadas pelo DNIT garantem fluxo de veículos na BR-101/RJ em Angra dos Reis

INFRAESTRUTURA

Serviços ocorrem no km 484
por publicado: 04/11/2019 14h36 última modificação: 04/11/2019 14h36

Estão em fase final as obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no km 484 da BR-101/RJ, em Angra dos Reis, trecho afetado por chuvas intensas que ocorreram em abril, provocando deslizamentos de encostas e interdições parciais da pista. Durante todo o período dos serviços, as ações realizadas garantiram a trafegabilidade no local.

A região da Costa Verde, que é cortada pela BR 101/RJ/Sul, registrou, em abril de 2019, fortes chuvas fora do período habitual, que vai de novembro até o mês de março. As chuvas intensas entre os dias 03 e 10 de abril ocasionaram a ruptura de uma antiga obra em concreto executada no km 484, em Angra dos Reis, o que levou à interrupção parcial da rodovia.

O DNIT vem executando a estabilização deste grande acidente geotécnico, que é o deslizamento de encosta, utilizando uma solução mista. Esta solução prevê obras de terraplenagem protegidas pela implantação de solo grampeado – uma técnica de melhoria de solos, que permite a contenção de encostas naturais e de corte, por meio da execução de chumbadores e drenagem. Também prevê a utilização de tela de arame de aço de alta resistência cobrindo a superfície da encosta e  pequenas estruturas de contenção.

101 RJ km 484 encosta-danificada3.jpgEncosta danificada.

101 RJ km 484 grama-atirantada1.jpgServiços de contenção.

 

Coordenação de Comunicação Social – DNIT