Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponte da Amizade recebe cabos de fibra óptica

Notícias

Ponte da Amizade recebe cabos de fibra óptica

Obra autorizada pelo DNIT não terá custos para o governo
por publicado: 24/04/2017 11h53 última modificação: 24/04/2017 11h53

A Ponte Internacional da Amizade (BR-277), via sob jurisdição do DNIT, está recebendo a instalação de fibra óptica para telecomunicações, obra que permitirá a interligação também virtual Brasil-Paraguai, possibilitando a expansão de serviços de internet, entre outros, ao país vizinho, por operadoras situadas em território nacional.

Os dutos estão sendo instalados sob o passeio de pedestres, dentro da estrutura da ponte e sem custos para o governo, bancado inteiramente pelas permissionárias de telecomunicações. A obra é coordenada pela Superintendência do DNIT Paraná, através de sua Unidade Local de Foz do Iguaçu, e está alinhada com padronizações internacionais.

“A instalação das caixas de uso compartilhado de serviços, para passagem de condutores subterrâneos de fibra óptica, segue os modelos europeu e norte-americano de uso de subsolo, possibilitando a otimização posterior com serviços de manutenção e/ou instalação de funcionalidades, gerando economia de tempo, menos poluição e menores riscos de acidentes”, explica o engenheiro Marcel Escobedo, do DNIT Foz do Iguaçu.

Desta forma, serão evitados possíveis transtornos causados pelas empresas de telecomunicações que, individual e aleatoriamente, buscam caminhos subterrâneos para a passagem de seus cabos de dados. Após a instalação dos dutos de uso compartilhados, não será mais preciso abrir buracos ou tampas no passeio da Ponte, bastará levantar a tampa de metal da caixa de inspeção e o reparo ou instalação se torna um serviço racional e limpo, minimizando contratempos aos usuários.

24/04/2017

ASCOM/DNIT/PR