Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Galera do DNIT já passou por sete estados e chega à Bahia

Notícias

Projeto Galera do DNIT já passou por sete estados e chega à Bahia

O objetivo é educar crianças, com apresentação de palestras e atividades lúdicas, em questões de segurança no trânsito
por publicado: 29/09/2017 17h37 última modificação: 29/09/2017 17h46

Alunos da Escola Martiniano da Silva Carneiro, localizada em Tanquinho, na Região Metropolitana de Feira de Santana, Bahia, participaram de um dia educativo sobre o trânsito nesta quinta-feira, 28/09. Foi a primeira escola no Estado beneficiada com o Projeto Itinerante Galera do DNIT, que já foi realizado em Brasília, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Ceará e Paraíba.

Com a instituição localizada às margens da BR-324/BA, mais de 200 crianças do 1º ao 5º ano tiveram aulas teóricas e práticas sobre como se comportar no trânsito e aprenderam como evitar acidentes. Na área externa da escola foi instalado um circuito de trânsito onde as crianças percorreram todo o caminho como pedestres e ciclistas, enquanto aprendiam, na prática, as principais formas de sinalização. Também fez parte das brincadeiras um jogo de tabuleiro gigante, com diversas situações de segurança e risco no trânsito. Na Bahia, a previsão é de que o projeto siga, ainda este ano, para Cruz das Almas e Senhor do Bonfim.

Ações dessa natureza são de extrema importância, uma vez que ao iniciarem a vida escolar as crianças passam a se deslocar com mais frequência por vias públicas, muitas vezes sem a companhia de um adulto. De acordo com a pedagoga do DNIT e uma das idealizadoras do Projeto, Kenya Estrela, essas ações educativas repassam às crianças noções iniciais de segurança no trânsito para que elas evitem situações de risco.

O Projeto Galera do DNIT foi concebido pela Coordenação de Engenharia de Trânsito do DNIT Sede para atender escolas públicas localizadas nas regiões lindeiras das rodovias federais, onde há um movimento grande de veículos e comunidades ao redor, e vai ser executado gradativamente em todo o País.

29/09/2017

Assessoria de Comunicação Social - DNIT