Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Supervisão ambiental de obras e serviços

Notícias

Supervisão ambiental de obras e serviços

por publicado: 20/07/2017 17h59 última modificação: 20/07/2017 18h18

Toda obra de engenharia traz consigo impactos ambientais durante sua execução. Agindo preventivamente a eles, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT executa a supervisão ambiental de suas obras e serviços, vistoriando e sugerindo soluções de engenharia antes da ocorrência de impactos ambientais negativos. Caso estes impactos já tenham ocorrido, são propostas ações corretivas e sua implementação é acompanhada, minimizando os danos ocorridos. Dessa forma, a supervisão ambiental de obras e serviços busca alcançar a qualidade de execução planejada, atendendo a todas as disposições legais e técnicas de proteção ao meio ambiente.

Para tanto, as obras são acompanhadas, dependendo de sua tipologia, por engenheiros (agrônomos, florestais, civis e ambientais), biólogos (zoólogos, paleontólogos e botânicos), médicos veterinários, arqueólogos, arquitetos, geógrafos, geólogos, químicos e oceanógrafos, entre outras especialidades profissionais que se fizerem necessárias.

Em 2011, o DNIT estabeleceu a responsabilidade ambiental das contratadas (instrução de serviço nº 03/2011), pela qual tornou-se explícita a responsabilidade das delegadas e contratadas pelos impactos ambientais negativos causados exclusivamente por suas ações. A partir de então tornou-se possível separar os danos ambientais causados pelo DNIT dos causados pelos executores, facilitando a resolução de conflitos e a implementação de soluções.

20/07/2017

ASCOM/DNIT