Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vai pegar a estrada? Veja como estão as rodovias do DNIT

Notícias

Vai pegar a estrada? Veja como estão as rodovias do DNIT

DNIT divulga índice que avalia tecnicamente pavimento, roçada, drenagem e sinalização
por publicado: 02/10/2017 13h56 última modificação: 11/10/2017 09h47

   Quase 70% das rodovias federais administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT apresentam, em 2017,  Bom estado de manutenção. Este é o resultado do levantamento realizado nos mais de 52.000 quilômetros de rodovias federais pavimentadas por meio do Índice de Condição da Manutenção – ICM. Desenvolvido pela equipe técnica do DNIT, o ICM é um importante indicador para gestão da malha federal que utiliza os mesmos critérios considerados nos projetos da Autarquia,  responsável pelas obras de implantação, pavimentação, duplicação e manutenção das chamadas BRs. De acordo com o ICM, 20,6% das rodovias federais estão em estado Regular, 6,9% estão em estado Ruim e 5,0% estão em estado Péssimo.

   Este retrato das rodovias está sendo atualizado a partir de nova campanha de levantamento de dados, que será concluída pelo DNIT  até o final do ano. A partir de 2018, o ICM deverá ser atualizado mensalmente. O ICM de 2017 já está disponível no site da Autarquia (www.dnit.gov.br).  Neste índice não são incluídas as rodovias federais sob concessão.

   Pela metodologia utilizada no Índice de Condição da Manutenção, os levantamentos são realizados quilômetro por quilômetro.  A equipe do DNIT percorre a rodovia a uma velocidade de 60 km/h e, com o equipamento estabelecendo o georeferenciamento da pista por satélite, preenche os dados de cada segmento usando um aplicativo criado pelos engenheiros da Autarquia. As rodovias em pista simples são avaliadas somente em um sentido, considerando as duas faixas. As rodovias em pista dupla são avaliadas de forma independente para cada sentido de tráfego.

   Os critérios para avaliação do pavimento levam em consideração a ocorrência e frequência de defeitos no pavimento. Já, os critérios para avaliação da conservação, levam em consideração a situação da roçada (altura da vegetação), da drenagem (dispositivos superficiais) e da sinalização (elementos verticais e horizontais). O ICM é obtido a partir da soma do índice do pavimento, que tem maior peso (70%), com o índice da conservação. Se o ICM é menor do que 30, a rodovia apresenta Bom estado de manutenção e requer apenas serviços de conserva rotineira. Se o valor do ICM  estiver entre 30 e 50, a rodovia apresenta situação Regular e requer serviços de conserva leve. Se o ICM estiver entre 50 e 70, a rodovia está em estado Ruim de manutenção e requer serviços de conserva pesada – nível 1. Se o ICM for maior que 70, a rodovia é considerada em estado Péssimo, o que requer serviços de conserva pesada nível 2 (mais profunda).

   Nos mapas, os trechos das rodovias em Bom estado recebem a cor azul; os trechos que estão em estado Regular recebem a cor amarela; os trechos das rodovias em estado Ruim estão na cor laranja; os que estão, em estado Péssimo,  recebem a cor vermelha. Acesse aqui o mapa do Brasil com a condição das rodovias federais pavimentadas em 2017. Acesse abaixo, a situação das rodovias federais em cada estado.

02/10/2017

Assessoria de Comunicação Social/DNIT