Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Viaduto em Nova Parnamirim, no km 98 da BR-101/RN, é liberado para tráfego

Notícias

Viaduto em Nova Parnamirim, no km 98 da BR-101/RN, é liberado para tráfego

LIBERAÇÃO DE TRÁFEGO

por publicado: 01/10/2018 13h57 última modificação: 01/10/2018 13h57

No último sábado, 29/09, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, por meio da Superintendência Regional da autarquia no estado do Rio Grande do Norte, liberou o tráfego na obra de acesso à Avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim, no quilômetro 98 da BR-101/RN. A liberação, que ocorreu às 10h, aconteceu na parte inferior da estrutura, nos dois sentidos da via. Até o final do dia o tráfego também foi desobstruído na via superior da obra.

A obra garantiu maior mobilidade no trecho, com a eliminação de semáforos e retornos, que causavam engarrafamentos no local. Segundo o Superintendente do DNIT no estado do Rio Grande do Norte, Willy Saldanha Filho, a opção do viaduto no formato invertido se deu pelo fato da topografia do local, isto é, um viaduto convencional seria muito íngreme, o que iria inviabilizar a obra. “Neste trecho o investimento foi na ordem de R$ 15 milhões, sendo R$ 4 milhões investidos no viaduto em si e o restante da verba sendo aplicada na estrutura de contenção”, explicou o Superintendente.

O viaduto invertido faz parte de um complexo viário feito pelo DNIT com a finalidade de tornar a BR-101 uma rodovia expressa, eliminando semáforos e retornos que provocam congestionamentos, aliado ao fato de que torna o tráfego mais atrativo para os condutores. O complexo viário contempla cinco viadutos, duas passagens inferiores, vias marginais em dois sentidos, cinco passarelas, ampliação do túnel da avenida das Alagoas, em Neópolis e dois túneis de drenagem (um já está concluído). Além disso, 46 paradas de ônibus serão viabilizadas.

Até o momento, foram entregues quatro viadutos: o de Neópolis, Emaús, Abel Cabral (Nova Parnamirim) e o da Cohabinal, na avenida Clementino Câmara, em Parnamirim. Outra passagem inferior já havia sido entregue, também em Parnamirim, próximo ao campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Uma passarela e um túnel de drenagem também já foram entregues. Com a entrega deste sábado, as obras gerais do complexo já batem a casa dos 70% de conclusão.

As próximas ações no complexo viário são a viabilização do viaduto do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o túnel de acesso da avenida das Alagoas, juntamente com à conclusão de passarelas, vias marginais, drenagem, calçadas e paradas de ônibus.

01/10/2018

ASCOM/DNIT