Você está aqui: Página Inicial > Planejamento e Pesquisa > BIM NO DNIT > BASE DE CONHECIMENTO

BASE DE CONHECIMENTOS

por Luísa Schneiders da Silva publicado 20/08/2018 15h31, última modificação 29/10/2018 18h30
Neste espaço, traremos conteúdos associados ao BIM e que ajudam a disseminar o assunto, gerando melhor entendimento sobre os seus conceitos, aplicações e benefícios!

1. BIM não é uma novidade para algumas indústrias

Nesta publicação que inaugura o nosso espaço de Base de Conhecimentos, apresentamos algumas das indústrias que já utilizavam tecnologias similares ao BIM, antes do início de sua adoção pela indústria da construção civil. 

Tecnologias similares ao BIM, com outros "nomes", já tem sido utilizada há anos em outras indústrias, onde a repetição de um mesmo projeto (produção em escala) ou a complexidade logística, exigiam e viabilizavam o desenvolvimento de um projeto mais caro.

Na indústria de automóveis, aeronaves e bens de consumo, um mesmo projeto é "repetido" inúmeras vezes. Essa "escala" de repetição dos projetos viabiliza e justifica maiores investimento no seu desenvolvimento.

 

 

Nas montagens de estruturas offshore (em alto-mar), o desafio logístico é muito grande.

Tudo precisa ser cuidadosamente testado e "ensaiado" antes que a montagem final seja realizada lá em alto-mar.

 

Normalmente, são necessárias no mínimo três balsas para transportar e viabilizar a montagem em alto-mar: uma primeira balsa leva os materiais, já cuidadosamente separados, organizados e identificados para facilitar os trabalhos.

Uma segunda balsa leva os equipamentos e um terceira, transporta os operários / montadores.

Qualquer erro ou imprecisão nos projetos, especificações e planejamento custaria muito caro e exigiria voltar para o continente com essas três balsas para a realização das correções e novo deslocamento para o local da montagem.

A alta complexidade logística das montagens offshore já exigia e justificava maiores investimentos no desenvolvimento dos projetos, de maneira que pudessem também permitir melhores simulações das etapas necessárias até sua montagem final.

 

Acompanhem nossas publicações e... até a próxima!