Você está aqui: Página Inicial > Planejamento e Pesquisa > Planejamento e Programação de Investimentos > COVIDE - Estudos de Viabilidade > Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental - EVTEA

Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental - EVTEA

por Julliana Rodrigues Ribeiro publicado 24/10/2016 11h34, última modificação 24/10/2016 11h34

Conjunto de estudos desenvolvidos para avaliação dos benefícios diretos e indiretos decorrentes dos investimentos em implantação de novas infraestruturas de transportes ou melhoramentos das já existentes. A avaliação apura os índices de viabilidade verificando se os benefícios estimados justificam os custos com os projetos e execução das obras previstas.

Os EVTEAs executados pela CGPLAN seguem as seguintes fases:

  • 1ª Fase - Estudos preliminares onde serão coletados, tratados e armazenados dados disponíveis no DNIT e em fontes externas especializadas, complementados por informações coletadas na região dos segmentos a serem estudados, quando indisponíveis no DNIT e nas fontes externas.
  • 2ª Fase – De posse dos dados, estudar os mesmos, diagnosticar os problemas e propor as alternativas de solução, descrevendo os possíveis impactos sociais, ambientais e de tráfego para cada uma delas.
  • 3ª Fase – Nesta fase é feita a coleta “in loco” dos dados que não foram obtidos na Primeira Fase e foram considerados imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos. Entre esses dados podem estar dados de tráfego, do pavimento, do leito estradal, ambientais ou socioeconômicos.
  • 4ª Fase – De posse de todos os dados, são realizados os estudos necessários para que possam determinar as obras de adequação e/ou construção necessárias e estimar os possíveis custos do empreendimento, incluindo custos dos estudos de viabilidade e ambientais, do projeto de engenharia, das obras, das desapropriações, das manutenções, da supervisão da obra e dos programas de atendimento ás condicionantes ambientais. Os mesmos poderão no que couber, ser estimados com base nos custos médios gerenciais do DNIT ou em valores parametrizados, gerando um Relatório Preliminar de Custos.
  • 5ª Fase – Consolidação de todos os dados e resultados dos estudos realizados nas etapas anteriores e elaboração da análise econômica, quantificando os benefícios de cada alternativa e demostrar os respectivos indicadores econômicos (TIR, VPL e B/C) para as alternativas propostas pelos estudos